quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Olio - o meu voluntariado

A meio do verão descobri uma app para o telemóvel com uma ideia excelente. Olio é uma comunidade virtual para doação de bens alimentares e não só. Tem por objectivos a redução de comida deitada fora e o melhor de tudo está espalhada por todo o mundo.
Gostei da ideia e fiz o download da app e ainda cheguei a oferecer alguns doces e chocolates que os meus alunos me ofereceram no último dia de aulas. Entretanto não haviam muitos utilizadores pela minha zona e desisti da ideia. Mais tarde quando estava numa altura mais complicada em termos financeiros (o carro tinha avariado outra vez) voltei a tentar e ainda recebi alguns produtos enlatados, leite e pão que outros utilizadores tinham para oferecer. Mas como eu também gosto de ajudar fiz-me voluntária e desde o final de Outubro, uma vez por semana, vou a uma padaria buscar toda a comida que não venderam nesse dia. Depois coloco fotos na app e espero ser contactada para virem buscar todo o tipo de pão, bolos, pizza, etc. Posso ficar com 10% do que vou buscar e digo-vos muitas vezes não fico por ainda ter muito, felizmente.
Tenho-me sentido muito bem a poder ajudar algumas pessoas a receberem algo que lhes poderá ajudar a passar melhor a semana e já tenho as famílias habituais a virem semanalmente... e o melhor de tudo sei que estou a ensinar o Rafael a ajudar os outros, a se importar com quem tem menos do que nós, a pensar antes de deitar alguma coisa no lixo, etc. E assim todas as semanas lá vamos os dois recolher o pão, trabalhar em equipa para um mundo melhor!


1 comentário:

  1. Ajudar os outros seja de que forma for é sempre uma alegria para o coração.
    Acho que fazes muito bem em ajudar.
    Eu neste momento estou a deixar crescer o meu cabelo para doar. É um pequeno contributo que acredito que fará a diferença para alguém (e se a minha juba o permite, porque não? sei lá se um dia não sou eu que preciso!)
    :-D

    ResponderEliminar